Escolha uma Página

Arte suave – benefícios para o seu corpo e mente.

 

Aprender a se defender é uma necessidade de qualquer pessoa, principalmente após as inúmeras situações de agressão que temos assistido, seja contra mulheres, crianças, homens e até mesmo ataques contra grupos. Cenários tristes de ataques aleatórios e totalmente insanos, onde o direito à vida é decidido de forma vil e fútil.

Segundo a Revista Exame, uma em cada quatro mulheres passou por algum tipo de violência no Brasil em 2018. Os cenários são dos mais diversos: ambiente doméstico e também fora de casa, em coletivos como ônibus, metrôs, trens ou até mesmo na rua.

Concluiu-se que 16 milhões de mulheres entraram nessa estatística em 2018.

Outro caso comum é o bullyng. Você conhece alguém que já sofreu este tipo de agressão? O bullyng pode ser praticado de várias formas, desde a verbal até o desrespeito físico. Muitas crianças sofrem com este tipo de situação e a sua auto-estima acaba se esgotando aos poucos, podendo ou não ficar fora de seu controle.

Esses foram alguns exemplos de agressões que cada um de nós ou até mesmo um ente querido pode sofrer. São situações inesperadas que acontecem em nosso dia-a-dia e precisamos estar preparados não só fisicamente, mas o mais importante: psicologicamente.

Quem espera um ataque dentro de casa, na escola, na igreja ou na rua? Certamente ninguém! Afinal, estamos apenas vivendo o nosso dia-a-dia, buscando o melhor para as nossas vidas, correndo atrás dos nossos objetivos.

Na maioria das vezes nos perguntamos: é possível fazer algo para que nós, nossos filhos, familiares e amigos estejam prevenidos?

Não podemos mudar o mundo, mas o nosso preparo físico e mental é extremamente importante para lidar com momentos críticos.

Você sabia que defesa pessoal pode te ajudar em diversas situações de vulnerabilidade?

Quando falamos em defesa pessoal, sempre nos lembramos de uma arte marcial, e o Jiu-Jitsu é uma arte marcial muito eficaz que se encaixa perfeitamente nesse contexto. Isso porque as técnicas ensinadas nos treinos tem como objetivo a utilização de alavancas e chaves para neutralizar e bloquear pessoas maiores e mais pesadas sem a utilização de força bruta. Além disso, é uma arte marcial que traz benefícios para o corpo e a mente.

Ao praticar uma arte marcial com este objetivo, seguramente os ganhos são no mínimo cativantes, a auto-confiança surge naturalmente e os exercícios praticados ajudam no condicionamento físico fazendo com que sua mente fique preparada e educada para não paralisar em uma situação real, como no caso de uma agressão ou até mesmo um assalto quando estiver distraído na rua e isso for realmente necessário, ou em uma abordagem mal intencionada. Mas também podemos usá-la em um outro aspecto, como em um momento decisor profissional ou pessoal que necessitem de um raciocínio rápido e estratégico.

Por isso, durante as aulas são estudadas uma grande variedades de técnicas utilizadas para preservar não só a integridade física e estratégica, mas também a emocional. A defesa pessoal se baseia na prevenção, ou seja, faz com que você evite se tornar uma vítima e tenha o autocontrole para avaliar a situação e o agressor.

Com o conhecimento dos riscos, é possível prevenir-se adotando procedimentos de segurança pessoal ou à terceiros, como por exemplo: possuir mais consciência dos riscos evitando ruas desertas e escuras, ou estar preparando ao ser abordado mesmo que seja por um pedido de informação, estando sempre alerta ao que acontece à sua volta e a manter-se emocionalmente preparado. O treinamento serve para nutrir a confiança e também o racional em diversas situações.

O Jiu-Jitsu é conhecido como a “arte suave” devido ao fato de que os movimentos ensinados ficam presentes em sua memória muscular, e consequentemente fará com que as técnicas estudadas e praticadas se tornem automáticas. Mas é necessário treinar constantemente e estar sempre alerta, pois nunca sabemos quando uma agressão pode acontecer.

Sentir-se autoconfiante em uma situação de combate é o primeiro passo para uma defesa de sucesso. Por isso, além de saber técnicas de defesa pessoal, é muito importante trabalhar a parte mental para não se surpreender e sentir o corpo “travar” em uma abordagem real.

Ao longo do tempo, com a prática e treinamento constantes acabamos ficando mais atentos às mais variadas situações do dia-a-dia. Consequentemente, avaliamos de forma mais consciente, identificando situações que possam causar riscos e até mesmo adquirimos maior discernimento para encarar determinadas situações. Não somente no aspectos de ataques físicos, mas abrangendo desde um problema cotidiano ou até mesmo uma decisão profissional, por exemplo: discussão no trânsito; uma discussão no colégio; como abordar um filho que vai mal na escola; ter jogo de cintura seja como o chefe ou mesmo com um colega de trabalho; tomar uma decisão consciente avaliando todos os aspectos envolvidos; entre outros.

Uma dica muito importante que daremos a seguir é em relação à decisão no momento de escolher uma escola de Jiu-Jitsu. Tanto a seleção da escola como a do instrutor devem estar bem alinhadas, pois o profissional deve dominar não só a arte, mas também o que antecede bem como o que sucede a ela. A segurança do aluno deve estar acima de tudo, e este é um dos princípios básicos da Gracie Barra Indaiatuba.

Estamos sempre atentos a cada detalhe para que suas aulas sejam produtivas e efetivas

Entre em contato agora com a Gracie Barra Indaiatuba.

FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL TOTALMENTE GRATUITA!